domingo, 13 de março de 2011

sábado, 12 de março de 2011

Relato da Subida ao Morro Pelado - Joinville/SC


Por Guilherme Ferreira Eça Guimarães.


Realmente foi uma aventura...Rápida, tenho que admitir, mas pra quem não tem muita experiência com trilhas e subidas de montes (essa foi oficialmente minha segunda vez).

Chegamos no pé do morro por volta das nove da manhã, um horário bom, não muito cedo, que garante uma chegada a gruta até o meio dia. Estávamos em um grupo de sete pessoas, relativamente grande, mas que garantiu a curtição e descontração no caminho. Logo de início, para aqueles que curtem detalhes, passamos por um corredor de árvores médias, que com o soprar do vento deixavam cair pétalas de flores cor de rosa. Típica landscape de monitor... Só pra dar um ar de que a subida será tranquila. Logo após esse momento, encontramos lamaçais, os quais nos acompanharam até 2/3 da caminhada. Engraçado foi que poucos minutos depois de começarmos, o Ramon (líder do grupo) acabou ficando descalço, pois seu coturno rachou no solado, forçando a subida com os pés desprotegidos... Tudo isso antes de chegar à placa indicativa que dá a direção para a trilha do morro pelado e do castelo dos bugres, sendo que o início das mesmas se dá no mesmo ponto, de onde iniciamos.

Nas minhas contas, caminhamos mais 25 minutos até chegarmos ao primeiro riacho, o primeiro de três com água potável, e o mais bonito de todos, com direito a queda d’água e piscina natural. Nem é preciso falar que molhamos o pé ali! Continuando o caminho, a trilha se mostrou um tanto quanto fechada, o que exigiu em alguns momentos calma e observação do trajeto. Passamos pelos outros riachos, e chegamos a bifurcação que leva para a gruta (a direita) e ao início do ataque ao pico do morro (esquerda). Como estava perto da hora do almoço, seguimos até gruta, onde se encontra um local muito agradável para um acampamento, refeição ou apenas passatempo e descanso. Ali se encontra o livro do morro e uma “churrasqueira” prontinha. Por volta de meio dia e meia, seguimos para a subida final, onde encontramos maiores dificuldades. A subida foi feita rente a uma grande rocha; até ai tudo bem, se não houvesse uma árvore caída no caminho, lembrando que a inclinação nesse ponto é deveras acentuada. Fomos assim mesmo. A trilha continuou fechada, mas enfim, chegamos ao pico. Interessante citar que diferente de outros morros que já subi ou vi fotos, aqui o cume não é descampado. Sendo assim, para cada direção que você deseja ter um visual da paisagem, é necessário que antes você pegue um corredor diferente no meio do mato, até chegar a uma pequena plataforma natural que serve como mirante, lembrando que estas são relativamente pequenas.
Tenho que admitir que a visão foi deslumbrante! Tínhamos desde a Baía da Babitonga até a divisa com o Paraná para observarmos. Foi sensacional. Mas, como em Joinville quase não chove, o tempo tava meio que virando e já eram quase duas horas, decidimos descer logo, e engraçado que nessa hora é que aquela máxima dos trekkeiros ficou clara pra mim: muitas vezes você não volta pelo mesmo caminho que foi! Não dizendo que nos perdemos, mas...Houve alguns momentos em que ficamos na dúvida de qual caminho seguir. Porém, conseguimos chegar à gruta novamente, para pegar as mochilas que ali haviam sido deixadas. E qual não foi nossa surpresa quando chegamos por lá, e encontramos um lagarto muito mal encarado! Muito show!
Pegamos tudo, continuamos a decida, e foi então que o Ramon esfolou o pé dele em um espinheiro. Portanto, cuidado com os calçados! Parece bobo, mas aconteceu. No restante da descida, poucos desvios da trilha principal foram feitos, chegamos por volta das cinco a pé do monte, e aproveitamos um refrigerante na barraquinha onde deixamos os carros.

Recomendo o passeio, curto, mas um tanto quanto desafiador (para um iniciante!). Valeu!

 Guilherme Guimarães é o primeiro da esquerda, de vermelho.

terça-feira, 8 de março de 2011

Fotos Subida do Morro Pelado - Joinville/SC

Olá seres viventes....! Postei algumas fotos de nosso "bate e volta" no Morro Pelado aqui em Joinville. Se quiserem ver mais fotos dessa aventura, no final desta postagem tem um link com todas as imagens.




Veja mais fotos CLICANDO AQUI!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Vídeo Subida do Morro Pelado - Joinville/SC

Olá pessoas, segue abaixo o vídeo que editei com um pouquinho do que foi a nossa subida do Morro Pelado aqui em Joinville. Com um efetivo de 7 cabeças e depois de alguns contra tempos como os meus dois coturnos que caíram a sola (segui a pé) ou a trilha bem fechada por ser verão... atingimos o objetivo no tempo previsto.

Em breve postaremos as fotos, o relato e o mapa.